Teste alérgico (Prick test)
O Prick test é um tipo de teste de alergia que é feito a partir da colocação de substâncias que poderiam causar alergia no antebraço, deixando reagir por cerca de 15 a 20 minutos para que se tenha o resultado final, ou seja, para que seja verificada se houve resposta do corpo ao agente potencialmente alergênico. O teste de Prick é rápido, realizado no próprio consultório do alergologista e fornece resultados em poucos minutos, sendo importante para que seja iniciado o tratamento mais adequado.
Para que serve?
O teste de Prick é indicado para verificar se a pessoa possui algum tipo de alergia alimentar, como a camarão, leite, ovo e amendoim, por exemplo, respiratória, que pode ser causada por ácaros e poeira de casa.
Como é feito?
O Prick test é rápido, simples, seguro e não causa dor. Para que esse teste possa ser feito, é recomendado que a pessoa suspensa o uso de anti-alérgicos por cerca de 1 semana antes da realização do teste, para que não haja interferência no resultado.
Em seguida, é feita a higienização do antebraço, que é o local em que é realizado o teste, utilizando álcool a 70%. Após preparo da região, é aplicada uma gota de cada substância potencialmente alergênica com uma distância mínima de 2 centímetros entre cada uma. Depois da aplicação das substâncias, é feita uma pequena perfuração através da gota com o objetivo de fazer com que a substância entre em contato direto com o organismo, levando à reação imunológica. Em seguida, é indicado que a pessoa permaneça no ambiente em que o teste foi realizado para que seja observada a reação. Os resultados finais são obtidos após 15 a 20 minutos e é possível que durante a espera a pessoa perceba a formação de pequenas elevações na pele, vermelhidão e coceira, sendo indicativo de que houve reação alérgica. Apesar da coceira poder ser bastante desconfortável, é importante que a pessoa não coce.
Como entender os resultados?
Os resultados são interpretados pelo médico através da observação a presença de vermelhidão ou elevações na pele no local em que o teste foi realizado, sendo também possível determinar qual foi a substância que desencadeou a alergia. Os testes são considerados positivos quando a elevação vermelha na pele apresenta diâmetro igual ou superior a 3 mm. É importante que os resultados do Prick test sejam avaliados pelo médico levando em consideração o histórico clínico da pessoa e resultado de outros exames de alergia.