O que é Candidíase Recorrente?
A candidíase de repetição é caracterizada pela ocorrência de 4 ou mais episódios de infecção pelo fungo Candida no mesmo ano. Este tipo de candidíase pode também ser conhecido como candidíase recorrente ou crônica.
Normalmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune ou quando o tratamento não é realizado corretamente.
A candidíase acontece tanto em mulheres, quanto em homens e pode provocar sintomas na região genital, mas também na boca e até no intestino. Na presença de sintomas sugestivos de candidíase, especialmente se forem recorrentes, é importante consultar um Alergista.
Principais sintomas
Os sintomas da candidíase de repetição são os mesmos da candidíase comum, com a diferença de que os episódios de candidíase recorrente acontecem pelo menos 4 vezes ao ano.
Os principais sinais e sintomas de candidíase são:
- Irritação e coceira na região genital;
- Dor durante o contato íntimo;
- Corrimento branco;
- Placas esbranquiçadas no pênis.
Na presença de sinais e sintomas de candidíase, é importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, ser possível realizar exames que confirmem a infecção e iniciar o tratamento.
Causas da candidíase de repetição
A candidíase de repetição é mais frequente em pessoas que possuem o sistema imunológico mais comprometido ou que não realizaram o tratamento da candidíase corretamente. Porém, também existem outros fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver candidíase recorrente, como:
- Excesso de estresse;
- Diabetes descompensada;
- Alimentação rica em açúcar;
- Higienização íntima inadequada;
- Uso recorrente de antibióticos.
Além disso, usar de roupas íntimas de tecido sintético ou muito apertadas também pode favorecer a proliferação do fungo Candida, levando ao aparecimento repetitivo da candidíase.
Tratamento da candidíase de repetição
O tratamento da candidíase crônica de repetição pode ser feito através de vacinas imuno estimulantes, que irão modular o sistema imunológico da paciente, fazendo com que este se torne mais vigilante para o fungo, evitando assim a proliferação e a infecção por ele, diminuindo e, em muitos casos, eliminando totalmente as crises de candidíase.
O tratamento dos quadros agudos e eventuais de candidíase pode ser feito através de antifúngicos tópicos ou orais.
Cuidados durante o tratamento
Além do uso de medicamentos indicados pelo médico, e para garantir o sucesso do tratamento, também é importante adotar alguns cuidados, como:
- Diminuir o consumo de doces, pois o açúcar favorece o crescimento do fungo;
- Evitar usar roupas muito apertadas e de tecido sintético;
- Realizar a higienização da região íntima de maneira adequada;
- Secar bem a região íntima;
- Praticar atividades físicas regulares.
Para tratar sua Candidíase, clique aqui e agende uma consulta.