Sinusite
A sinusite alérgica é a inflamação dos seios da face que acontece como consequência de algum tipo de alergia, como alergia a ácaro, poeira, pólen, pelo de animais ou a alguns alimentos.
Assim, quando a pessoa entra em contato com algum desses agentes irritantes, produz secreções que se acumulam nos seios da face e que resultam no aparecimento de sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e coceira nos olhos, por exemplo.
As crises de sinusite alérgica podem acontecer com frequência e ser bastante desconfortáveis e, por isso, é importante que a pessoa identifique qual é o agente desencadeante da alergia para que sejam evitadas futuras crises.
Além disso, o médico pode indicar o uso de anti-histamínicos para aliviar os sintomas e a realização de lavagem nasal com soro fisiológico para facilitar a eliminação das secreções acumuladas.
Sintomas de sinusite alérgica
Os sintomas da sinusite alérgica costumam surgir depois que a pessoa entra em contato com alguma substância capaz de desencadear a resposta inflamatória e alérgica do organismo, como pólen, pelo de animais, poeira, fumaça, ácaro ou alguns alimentos.
O principal sintoma relacionado com a sinusite é a sensação de peso no rosto ou na cabeça, principalmente ao abaixar, dor ao redor dos olhos ou do nariz e dor de cabeça constante. Além disso, outros sintomas de sinusite alérgica são:
- Coriza frequente;
- Espirros constantes;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes;
- Coceira nos olhos;
- Dificuldade para respirar;
- Congestão nasal;
- Febre;
- Falta de apetite;
- Cansaço;
- Mau hálito;
Tratamento
O tratamento da sinusite aguda infecciosa deve ser feito com antibióticos por 14 a 21 dias.
Para tratar a rinossinusite alérgica o alergista pode indicar:
- medicamentos antialérgicos e corticosteroides nasais;
- medidas de controle ambiental
- imunoterapia alérgeno específica (vacina de alergia) – amplamente empregada no mundo com excelente nível de recomendação científica.